Xeque-Mate: Aulas de xadrez para os condenados no Brasil

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Aulas de xadrez para os condenados no Brasil





APAC de Itaúna é filiada à Prison Fellowship International (PFI), parte consultivo da ONU (Organização das Nações Unidas) para assuntos penitenciários, e à Fraternidade Brasileira de Assistência dos Condenados (FBAC), entidade que reúne, supervisiona e suporta todas as Apacs no Brasil.
O que é APAC? A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados é uma entidade de direito privado civil, com personalidade jurídica própria, dedicada à reabilitação e reintegração social dos condenados a sentenças sem liberdade condicional. Apoiado pela Constituição Federal para atuar dentro das prisões, tem seu Estatuto guardado pelo Código Civil e pela Lei de Execução Penal. APAC funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário e Executivo, a execução de sentenças e administrando-as com este tipo de trabalho alternativo.
Objetivos: Os objetivos da APAC são: promover a humanização do sistema prisional sem perder o primeiro objetivo - para fazer a aprender com seus erros condenados. A proposta é evitar recaídas ao crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar.
Método: O trabalho da APAC consiste em valorizar a bondade humana, oferecendo condições para o condenado se recuperar. Ele também procura, numa perspectiva mais ampla, para a proteção da sociedade e promoção da justiça e ajuda às vítimas.
A principal diferença entre a APAC eo sistema prisional comum é que a APAC, os recuperandos são co-responsáveis ​​pela sua própria recuperação, e receber assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica da comunidade da cidade. Sua disciplina e segurança são mantidos com a sua própria cooperação, com os voluntários, funcionários e gestores, sem a presença da polícia.
Eles também têm cursos profissionalizantes para evitar a ociosidade e aprender como se comportar. Metodologia é baseada em uma rígida disciplina, respeito, trabalho e família. Outra diferença está na execução da sentença é que ela obriga o condenado a permanecer em sua própria cidade natal.

Torneio de Xadrez primeira APAC-Itaúna "Dr. Mário Ottoboni "

O evento, que teve lugar em Julho, tinha quatro jogadores pré-selecionados xadrez escolhidos pelo coordenador e árbitro Walter Ferreira, contra quatro recuperandos da APAC. O Sistema Schuring foi usado, e Humberto Lima terminou com 7,0 pontos em 7 jogos. O segundo e terceiro lugares foram decididos usando o sistema de tiebreak Amargeddon 6-5. O atual campeão da cidade foi segundo colocado.

Palestra e jogos simultâneos com Osmar Miranda
Em outubro, um professor surpreendente e jogador de xadrez foi a APAC-Itaúna, onde realizou uma palestra sobre "Os Benefícios do Xadrez para a Vida, quando um Looking Forward to the Future". Ele também 20 membros do público a oportunidade de jogar contra ele em uma exposição simultânea. Ele venceu 16 jogos, desenho 3 e perder um (para um estudante de Walter Ferreira).

Osmar Miranda Silva Júnior é um psicólogo com formação em psicologia educacional pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).Ele também é campeão brasileiro de xadrez Crianças, Campeão Brasileiro de Xadrez Colégio e Vice-campeão do Estado de Minas Gerais. Ele é hoje em oitavo lugar na Federação de Xadrez de Minas Gerais raking.

Osmar Miranda abordou os seguintes assuntos em sua palestra:

Primeira, o xadrez deve ser ensinada como uma atividade saudável, esportivas, de exercício do cérebro. é um instrumento de inclusão social e ferramenta pedagógica. O xadrez é:
1. Esporte . Ele é o segundo esporte mais praticado no mundo . Há competições para todos os níveis e idades . O xadrez é reconhecido como um esporte olímpico pelos Comitês Nacionais e Internacionais
2.. A atividade saudável Um jogo que oferece "imersão" total no mundo de peças e placas Integra famílias,aproximando crianças, pais e irmãos Você pode apreciá-lo a um custo muito baixo
3.. É exercícios para o cérebro É considerado por especialistas em ciências da psicologia, neurologia e relacionados como os melhores de todos os exercícios para o cérebro 
4. Xadrez desenvolve o pensamento lógico e matemático, concentração, planejamento de capacidade, a memória, a metodologia do pensamento científico, autocontrole, raciocínio abstrato, a tomada de decisão, etc 
. Jogadores de xadrez, mesmo em idade avançada (mais de 75 anos), manter o fator de clareza, desde que o jogo previne doenças degenerativas da mente.
5. Um instrumento de inclusão social Jogadores, estudando xadrez, perceber que o estudo pode ser um prazer Ele forma uma série de traços de caráter positivo, como a humildade, paciência, disciplina, perseverança Ele cria uma percepção estética do jogo - o xadrez como uma arte compreensão
5. A ferramenta pedagógica
Xadrez como um fator no aumento da auto-estima
Xadrez como uma possível carreira
Xadrez como uma possibilidade de prazer no meio da dor
O xadrez como as perspectivas de emprego e as possibilidades de entrada

O xadrez é um esporte exercício, para o cérebro, um instrumento de integração social ...

Por Ferreira Junior


Nenhum comentário: