Xeque-Mate: O jogo de xadrez na escola

domingo, 22 de janeiro de 2012

O jogo de xadrez na escola

O Jogo de xadrez nas escolas tanto para os professores quanto para os alunos é de livre participação e os jogos acontecerão em atividades extras curriculares, fora do horário de aula.   A intenção do   Ministério de  Educação  e Cultura ao implantar o jogo de xadrez nas escolas é a de desenvolver habilidades, tais como memorização
 e o  raciocínio  lógico-dedutivo, com a  finalidade de  motivar e despertar o interes- se dos educandos. Com o interesse no aprendizado do jogo haverá  mais uma alter-
nativa pedagógica e atraente para tirar os adolescentes das ruas e evitar que fiquem vulneráveis à violência.
O  jogo de  xadrez nas  escolas será implantado, primeiramente nas escolas com salas de aulas  de  5ª a  8ª séries, com o intuito de desenvolver a capacidade intelectual dos alunos.
Carlos Alberto Xavier , coordenador do projeto no MEC, diz o seguinte:" É uma atividade extra-classe, que será realizada também nos finais de semana. Professores e alunos são voluntários”.    O Projeto do Jogo de xadrez nas  escolas  está sendo implantado pelos Ministérios da Educação e do Esporte nas cidades de Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio Branco (AC), Terezina (PI)  e  Campo  Grande  (MS),  com  a  finalidade precípua de alcançar aproximadamente 24 mil alunos de 200 escolas.
Jaime Sunyê, mestre em xadrez, com auxílio de técnicos habilitaram 40 professores  em cada  capital, nessa experiência-piloto. O material para a implementação do projeto nas escolas será adquirido com recursos do Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola).
Na União Soviética, Alemanha e Argentina desde o início do século XX houve o experimento com o xadrez nas escolas. Recentemente, o experimento com o jogo de xadrez nas escolas foi abraçado também em Cuba e na Venezuela. Desde a década de 80 , no Brasil, no estado do Paraná, houve a implantação desse projeto, onde formaram mestres no jogo de xadrez, que hoje estão habilitando professores e ampliando o programa para outras regiões da federação.
O projeto habilita professores, que se tornam multiplicadores da modalidade nas suas escolas empregando o material distribuído gratuitamente, por exemplo: kits com tabuleiros, jogos de peças, murais didáticos, livros e apostilas com regras básicas.   O  acompanhamento  pedagógico é direcionado para o  emprego do  jogo de xadrez como componente comum entre professores e alunos, nas mais diversas áreas.
A atenção, o raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas, a  análise sistemática dos problemas, as conclusões e soluções, aprender  a planejar, aumentar a  autonomia e controlar a impulsividade favorecem a atuação escolar daqueles que exercitam o xadrez.
O enxadrista russo Anatoly Karpov,  campeão mundial  de xadrez, apoiou a prefeitura  de São Paulo na  im-
plantação do projeto “Xadrez e Damas em Tampinha”. O programa vincula o aprendizado do xadrez com a reciclagem do lixo. As crianças coletam garrafas plásticas de refrigerante para aproveitar as tampinhas como
peças do tabuleiro.
O Jogo de xadrez nas escolas é um projeto que tem a colaboração das federações de xadrez e vai certamen-
te ajudar as escolas a se tornarem mais atraentes e motivarem mais a atuação dos alunos. Como um tabuleiro e um jogo  de peças têm  custo reduzido e  muita durabilidade, lembramos que embora o xadrez possua qua- torze séculos, muito está para ser feito no campo do procedimento de ensino-aprendizagem , através  dessa nova alternativa educacional, que se caracteriza como excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens. (Referencial:MEC)
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Autora: Amelia Hamze
Profª FEB/CETEC e FISO
Colunista Brasil Escola


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